Renovação Carismática Católica. O que é Renovação ?

Então o que está assentado no trono disse:

Eis que eu renovo todas as coisas.
Disse ainda: Escreve,
porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.


(Apocalipse 21,5)
Nosso Mestre e Senhor, aquele que está sentado à direita do Pai Reinando soberanamente sobre todas as coisas disse estas palavras a São João e mandou que ele as escrevesse em um livro para o conhecimento de todas as gerações futuras. Sendo que tais acontecimentos ocorreriam próximo aos momentos de sua volta permanente a este mundo, quando executaria definitivamente sua vontade em nossas vidas. O mundo que conhecemos hoje, tanto fisicamente e principalmente sua maneira de ser e agir seriam totalmente transformados, renovados, a tal ponto que São João Exclamou!

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.”
Ap 21,1″.

Deus prometeu que: “Jamais destruiria a Terra e os seres que nela habitavam…”, por isso podemos crer que São João na verdade estaria observando a mesma e velha Terra de sempre, porém com uma roupagem nova, restaurada, transformada e totalmente renovada como afirma nosso Senhor logo a seguir: Esta Terra renovada é tão diferente da Terra que conhecemos que poderíamos dizer, ser sim uma nova Terra e poderíamos compará-la com aquela mesma Terra que um dia foi formada segundo a vontade do Pai, nesta Terra os homens viveriam em paz na presença de seu Deus que estaria para sempre presente no meio deles como no princípio.
Utopia, seria uma palavra relacionada a um sonho ou a uma vontade que jamais alcançaríamos, porém a visão de São João nos garante que um dia tudo isso será real. Sendo que, tudo que realizamos nos dias de hoje devemos nos direcionar a este objetivo final. Muitos dizem ser um sonho impossível e de difícil alcance, outros ainda afirmam que renovação é uma palavra inventada por homens que criam novidades para atrair a atenção de um número cada vez maior de pessoas que não conhecem as verdades absolutas da Igreja e que preferem viver ao sabor das ondas deste mundo.
Eu diria, porém, que Renovar é o desejo do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sabemos, baseando-se nos escritos do Apocalipse de São João, que um dia isto irá ocorrer, mas sabemos também que tudo que o Pai realiza neste mundo, Ele usa dos homens que escolheu para executarem a sua vontade, resta nos então saber, quando será que iremos ouvir a voz de Deus e começar a sua obra de renovação nesta Terra ?

Renovar é devolver ao objeto as suas características principais de quando era novo, retirando toda ruga ou mácula que possa esvaecer o esplendor e brilho do objeto recém criado. Nos dias de hoje, usamos muito a palavra restauração de objeto antigo ou de pinturas em quadros, ou até mesmo de pinturas nas paredes das Igrejas antigas que foram encobertas por outras pinturas que acabaram ocultando a primeira que fora executada por artistas famosos, mas que na época, por estarem esfumaçadas ou feias foram simplesmente encobertas por outra camada de pintura sem se preocupar com a primeira pintura original. Há Igrejas que são encontrados até detalhes em ouro encoberto por várias camadas de pintura comum, porque uma vez encoberto o original com o tempo se esquece o que existia por baixo e depois de muitos anos nem se sabia que em baixo de uma pintura tosca existia uma obra de arte de um grande artista e com detalhes em ouro de grande valor histórico e cultural.
Não que sejamos capazes de refazer a arte que já existia, mas apenas seriamos os responsáveis de remover aquilo que descaracterizou o original, sabemos que o grande artista é nosso Senhor Jesus e quem nos guiará será o Espírito Santo de Deus que nos revela toda a verdade. Porém, poderemos encontrar obras que não precisariam de uma restauração drástica, porque se mantiveram como sempre foram desde o princípio, mas mesmo assim Jesus manteria sua obra limpa de qualquer poeirinha que viesse esvaecer o brilho de sua criação. Isto é algo que não podemos imaginar ou prever como aconteceria e o que iríamos encontrar pela frente, mas requer de nós uma atitude de aceitação mesmo quando encontramos algo totalmente inesperado que estava oculto por trás de alguma coisa que lhe estava sobreposta.
Renovar todas as coisas é muitas vezes encontrar uma verdade suprema por trás de uma verdade menos importante, não que esta verdade deixe de ser verdade, só que ela me impedia de ver algo mais superior e mais importante que seria imprescindivel recuperar na sua totalidade, sendo assim remover algo lindo e maravilho para se recuperar algo mais lindo e maravilhoso ainda não seria uma perda e sim um grande lucro para todo o futuro. Quando não se sabe da existência de algo superior por traz de algo inferior, geralmente nem sequer imaginamos que este algo superior exista, como iríamos procurá-lo e nem devemos destruir tudo que encontramos julgando encontrar tal tesouro escondido, porque sempre nosso Deus cuida de revelar que existe algo que está oculto e deve ser desvendado.

A historia de uma grande estátua esculpida em argila que seria removida para outro lugar proporcionando a construção de uma estrada naquele local, ao tentar removê-la com guindastes enormes, notou-se que seu peso não condizia com sua estrutura de argila oca, mas este enorme esforço acabou lhe provocando rachadura e o trabalho de remoção foi paralisado para não perder uma obra tão antiga e valiosa, quando porém um dos monges foi avaliar o prejuízo, observou que numa fresta da rachadura, reluzia um brilho incomum e maravilhoso de ouro puro. Ele, então curioso por descobrir o que era aquele brilho, decidiu abrir um pouco mais a fissura, descobrindo a verdadeira obra de arte que estava oculta dentro daquela casca de barro.

A estátua de barro, na verdade era toda de ouro puro que fora encoberta no passado para ocultá-la dos inimigos invasores que encontrando apenas uma estátua de barro não iriam se interessar em levá-la, mas se tivessem encontrado uma estátua de ouro, certamente a teriam derretido e roubado todo o seu ouro, mas como foram mortos os autores da obra, o ouro permaneceu oculto por muitos anos até ser revelado nesta tentativa de remoção frustrada.
Nem toda estátua de barro esconde ouro dentro de si, mas todo ser humano certamente é muito mais do que aquilo que se consegue ver em um espelho.

A Palavra de Deus nos declara que fomos criados à imagem e semelhança do Pai e nos diz também que juntamente com sua criação nos deu todas as coisas para que dominássemos sobre elas, depois mais tarde nos prometeu dar seu próprio Espírito Santo para estar eternamente convosco sendo que esta mesma palavra nos garante que Ele já veio até nós e habita em nossos corações com todos os Dons característicos do Pai. Ao olharmos para nós, meros homens pecadores, poderíamos indagar, onde está este tesouro ?

Este tesouro Jesus mostra que somos nós mesmos “Vasos de barro“, assim como nós somos, Jesus nasceu, viveu, morreu e nos revelou a grande novidade, depois da morte Ele ressuscitou e está vivo para nunca mais morrer, afirmando assim que nós também teremos esta mesma vida como Ele tem. Disse São Paulo a minha fraqueza é na verdade a minha força, é na humildade que nos tornamos como crianças que são fortes e vitoriosas porque alcançam o Reino de Deus.

Este é o tesouro que precisa ser encontrado e restaurado por completo, o nosso homem interior criado segundo a imagem do Pai, que se escondeu entre as árvores do jardim, nas folhas de parreira, na imagem externa que encobre o interior, na casca exterior que impede a penetração ou fuga de pelo menos um raio de luz que revele a verdade de cada homem.

Rachar esta casca e abrir-se completamente é abandonar, o orgulho, o preconceito, o conhecimento e a sabedoria humana e toda sorte de máscara ou folha de parreira que venha encobrir a nossa verdade. É apresentar-se diante de Deus como você foi criado e sem nenhum artifício que camufle a Imagem Divina que existe em você.

ESTE SERIA UM
HOMEM RENOVADO !
DESPOJADO DE SI MESMO
O HOMEM ORIGINAL
PURA E SIMPLESMENTE
A IMAGEM E SEMELHANÇA
DE DEUS.

2 comentários:

EFÉSIOS 6 disse...

"Deus abençoa os que, pacientemente, suportam a provação. No final, receberão a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1.12)

Telma disse...

Que texto bonito!!